Subsérie 46 - 46ª Edição: Marija Yrneh Rodrigues de Moura: A primeira mulher Corregedora-Geral do MPRJ

Original Documento Digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

BR RJCDMMPRJ CDM-03-02-01-46

Título

46ª Edição: Marija Yrneh Rodrigues de Moura: A primeira mulher Corregedora-Geral do MPRJ

Data(s)

  • 2025 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

Gênero: Iconográfico;
Suporte: Papel.

Zona do contexto

História administrativa/biografia

Marija Yrneh Rodrigues de Moura nasceu em 11 de janeiro de 1939, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Diplomada em Música-Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1957, Marija graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ, em 1964.

Sua trajetória no Ministério Público teve início em 1971, com a posse como Defensora Pública do Estado da Guanabara, função que exerceu durante três anos, sobretudo em Varas Criminais. Cabe lembrar que, à época, a Defensoria era vinculada ao MP, sendo o cargo de Defensor Público a etapa inicial da carreira ministerial. Essa característica marcava uma das diferenças entre Ministério Público da Guanabara e o MP do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Ao longo dos primeiros anos no MP, foi diversas vezes elogiada por autoridades. Destacam-se: os comentários do Juiz de Direito José Lucas Moreira Alves Brito, em 1971, que a elogiou pelo “incansável esforço desempenhado” e por sua “demonstração de invulgar cultura e alto espírito público”; o reconhecimento de seu trabalho pelo Desembargador Darcy Roquette Vaz, que a elogiou “pelo modo eficiente, leal e proficiente com que serviu à Justiça”; e sua participação decisiva no II Congresso Nacional do Ministério Público por meio das teses apresentadas, conforme comentários do então Procurador-Geral de Justiça do Estado da Guanabara, Paulo Chermont de Araújo.

Além disso, é relevante sua trajetória associativa. Na AMPERJ, foi Diretora Administrativa no biênio 1978-1980 e integrou o Conselho Consultivo entre 1986-1988.

Na CAMPERJ, associação sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a saúde dos membros do Ministério Público associados e seus familiares, é reconhecida como uma das sócias fundadoras da entidade, constituída em 1981.

Apesar das passagens por Varas Criminais e Curadorias, após a promoção à Procuradora de Justiça, em 1987, Dra. Marija passou a atuar diretamente na esfera administrativa institucional. Entre 1988 e 1991 atuou como Subcorregedora de Justiça e em 1993 foi nomeada Corregedora-Geral do MPRJ. Enquanto órgão responsável por orientar e fiscalizar o trabalho e a conduta dos membros da instituição, ser a primeira mulher a exercer o cargo de Corregedora-Geral é um marco na história do Ministério Público brasileiro.

Como Corregedora, representou o Rio de Janeiro no I e II Encontro Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público, ambos realizados em 1994, em Corumbá (MS) e Belém (PA), respectivamente. No mesmo ano, em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciada com o Colar do Mérito do MPRJ.

Ademais, atuou como Subprocuradora-Geral de Justiça entre 2005 e 2009, durante as duas primeiras gestões do ex-Procurador-Geral de Justiça Marfan Martins Vieira.

Marija Yrneh Rodrigues de Moura aposentou-se como Procuradora de Justiça em 2009, deixando um admirável legado de pioneirismo e comprometimento com o Ministério Público.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcelo de Araújo Júnior, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, apresenta a 46ª edição do projeto História em Destaque. Neste mês, será retratada a trajetória da Procuradora de Justiça aposentada Marija Yrneh Rodrigues de Moura, por meio do destaque de sua foto oficial como Corregedora-Geral do MPRJ. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Livre.

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização prévia expressa pela equipe do Centro de Memória.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2025

Fontes

Documento Digital (Matriz) zona de direitos

Documento Digital (Referência) zona de direitos

Documento Digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados