
Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1966 - 1967 (Creation)
Level of description
File
Extent and medium
Gênero: Iconográfico;
Suporte: Digital.
Context area
Name of creator
Biographical history
Dr. Arnoldo Wald nasceu na Bélgica e naturalizou-se brasileiro. Aos 33 anos de idade foi convidado pelo governador Negrão de Lima para o cargo de Procurador-Geral da Justiça do Estado da Guanabara em 1966, no qual permaneceu até 1967. À época era advogado, procurador do estado concursado, jurista e professor da Faculdade Nacional de Direito e da Universidade do Estado da Guanabara. “Jovem e moderno”, seu programa de gestão apresentava como principais medidas: a realização de concurso para provimento de cargos, a elaboração de um novo Código do Ministério Público, e estabelecer condições materiais pela maior autonomia institucional especialmente no tocante às instalações. Foi assim que naquele mesmo ano, ele adquiriu a primeira sede da Procuradoria-Geral de Justiça com dois andares na Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro. Desde a institucionalização em 1891, o Ministério Público não tinha “casa própria”.
Implementou também a política de democratização participativa na instituição com a realização de reuniões com todos os segmentos da carreira: defensores públicos, promotores, curadores e procuradores, mobilizando a classe para pensar em conjunto as questões internas e os compromissos com a sociedade. Arnoldo Wald é reconhecido um dos maiores civilistas brasileiros e que contribuiu para a construção do Ministério Público como a “casa” da cidadania.
Archival history
Nasceu em 1932. De naturalidade belga, optou pela nacionalidade brasileira. Sua formação ocorreu no antigo Distrito Federal, graduando-se pela Faculdade Nacional de Direito, em 1953. Fez carreira como procurador do Estado, dedicando-se também ao magistério e à advocacia. Foi pioneiro na prática da Arbitragem como resolução de conflitos e consolidou-se um dos principais civilistas do Direito Brasileiro, com reconhecimento internacional. Em sua gestão, em 1966, o Ministério Público fluminense adquiriu a primeira sede própria: 2º e 3º andares na Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
O CDM possui este documento apenas em âmbito digital.