
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1966 - 1967 (Produção)
Nível de descrição
Item Documental
Dimensão e suporte
Gênero: Iconográfico;
Suporte: Digital.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Dr. Arnoldo Wald nasceu na Bélgica e naturalizou-se brasileiro. Aos 33 anos de idade foi convidado pelo governador Negrão de Lima para o cargo de Procurador-Geral da Justiça do Estado da Guanabara em 1966, no qual permaneceu até 1967. À época era advogado, procurador do estado concursado, jurista e professor da Faculdade Nacional de Direito e da Universidade do Estado da Guanabara. “Jovem e moderno”, seu programa de gestão apresentava como principais medidas: a realização de concurso para provimento de cargos, a elaboração de um novo Código do Ministério Público, e estabelecer condições materiais pela maior autonomia institucional especialmente no tocante às instalações. Foi assim que naquele mesmo ano, ele adquiriu a primeira sede da Procuradoria-Geral de Justiça com dois andares na Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro. Desde a institucionalização em 1891, o Ministério Público não tinha “casa própria”.
Implementou também a política de democratização participativa na instituição com a realização de reuniões com todos os segmentos da carreira: defensores públicos, promotores, curadores e procuradores, mobilizando a classe para pensar em conjunto as questões internas e os compromissos com a sociedade. Arnoldo Wald é reconhecido um dos maiores civilistas brasileiros e que contribuiu para a construção do Ministério Público como a “casa” da cidadania.
Entidade detentora
História administrativa/biografia
Nasceu em 1932. De naturalidade belga, optou pela nacionalidade brasileira. Sua formação ocorreu no antigo Distrito Federal, graduando-se pela Faculdade Nacional de Direito, em 1953. Fez carreira como procurador do Estado, dedicando-se também ao magistério e à advocacia. Foi pioneiro na prática da Arbitragem como resolução de conflitos e consolidou-se um dos principais civilistas do Direito Brasileiro, com reconhecimento internacional. Em sua gestão, em 1966, o Ministério Público fluminense adquiriu a primeira sede própria: 2º e 3º andares na Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O CDM possui este documento apenas em âmbito digital.