
Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2025 (Produção)
Nível de descrição
Subsérie
Dimensão e suporte
Gênero iconográfico em âmbito digital.
Zona do contexto
Entidade detentora
História administrativa/biografia
Natural do antigo Distrito Federal, Angelo Glioche nasceu em 24 de setembro de 1939. Após formação pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, ingressou em 1959 na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ. No mesmo ano, tornou-se Escriturário do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Na década de 1960, atuou como Escrivão de Polícia da Secretaria de Segurança Pública da Guanabara (1960-1962) e, na sequência, Escrevente Juramentado da Justiça estadual (1962-1966).
Em 1966, foi nomeado Defensor Público do Estado da Guanabara, pois o cargo era vinculado ao Ministério Público, constituindo-se posto inicial da carreira. Como Defensor Público, atuou em diversas Varas Criminais da Capital, inclusive no 1º e no 2º Tribunal do Júri, onde foi elogiado pelo Juiz de Direito José Lucas Moreira Alves de Brito por “sempre corresponder com cultura e honradez o exercício de sua função, servindo de exemplo a todos que militam neste Tribunal”, evidenciando o comprometimento e zelo do Dr. Angelo Glioche com o trabalho.
Em 1974, foi promovido a Promotor de Justiça Substituto. Em 1975, com a fusão entre o antigo Estado do Rio e a Guanabara, seu cargo foi renomeado para Promotor de Justiça de 2ª Categoria. Suas principais atuações foram em Varas Criminais e no Tribunal do Júri, mas com passagem pela Curadoria de Fazenda Pública da Capital.
Ao longo da década de 80, participou da banca examinadora dos concursos para a classe inicial do Ministério Público, em cadeiras como Direito Penal e Direito Constitucional. Em 1987 foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça para participar da investigação do Chefe de Polícia Civil, Arnaldo de Poli Campana, acusado de envolvimento com a “Máfia Corsa” e enriquecimento ilícito. ‘Máfia Corsa’ ou máfia francesa foi o nome dado aos empresários responsáveis por infiltrar maquinas caça-níqueis no Rio de Janeiro, acumulando fortuna com a exploração ilegal do jogo.
Em 1990, Angelo Glioche foi promovido a Procurador de Justiça. No cargo, atuou principalmente na 4ª, 5ª e 6ª Procuradoria do Tribunal de Contas do Estado. Em 1995, foi nomeado 3º Subprocurador-Geral de Justiça, cargo em que permaneceu até 2000. Em 1998, foi agraciado com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em reconhecimento a sua grande contribuição para a instituição.
Em 2000, sua carreira na Justiça deu um novo passo. Por meio do Quinto Constitucional, que reserva vagas na magistratura para membros dos Ministério Público, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Em reconhecimento à honrosa carreira na promoção da Justiça, foi agraciado com o Colar do Mérito Judiciário do TJRJ (2001).
Angelo Moreira Glioche aposentou-se em 2009. Atualmente, com 85 anos, segue lembrado como exemplo de empenho e dedicação à Justiça, com ilustre carreira no Ministério Público, e atuações marcantes como Defensor Público e Desembargador.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CDM/MPRJ), homenageia, na 53ª edição do projeto História em Destaque, a trajetória institucional do Dr. Angelo Moreira Glioche.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Livre.
Condiçoes de reprodução
Mediante autorização prévia expressa pela equipe do Centro de Memória.
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O CDM possui apenas o representante digital da fotografia em destaque.
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ).
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
2025