Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1987 - 1991 (Produção)
Nível de descrição
Item Documental
Dimensão e suporte
Gênero: Iconográfico;
Suporte: Digital.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Natural de São Gonçalo/RJ, Dr. Navega graduou-se pela Faculdade Federal Fluminense (UFF) em 1972 e ingressou no Ministério Público em 1974. Alcançou a posição de Procurador-Geral de Justiça ainda na condição de Promotor em 1987 por dois biênios consecutivos (1987-1991). Dotado de uma liderança ímpar coordenou com maestria grupos de membros do Parquet Fluminense que lutavam por melhorias nas estruturas de trabalho. Suas ações resultaram em conquistas para o Ministério Público no âmbito estadual, durante a Vigília Institucional, e federal na Constituição de 1988.
Chefiou a Assessoria Criminal (1979); fez parte do Grupo de Trabalho para elaborar o anteprojeto de lei para o aprimoramento da Lei Complementar nº 28/1982, a primeira Lei Orgânica do MPRJ; foi Diretor-Geral da Secretaria da PGJ (1983-1984); além de ter sido Vice-Presidente da AMPERJ (1984-1986). Foi promovido a Procurador de Justiça em 1987 e atuou como Assessor de Direito Civil (1990) e integrou bancas examinadoras de diversos concursos para ingresso na carreira ministerial. Em 2004 foi agraciado com o Colar do Mérito do MPRJ.
Em caráter de homenagem, através da Resolução GPGJ nº 2.161, de 30 de outubro de 2017, foi denominado “Edifício Procurador-Geral de Justiça Carlos Antonio da Silva Navega” o imóvel do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro localizado na Avenida Marechal Câmara, nº 350 – Centro do Município do Rio de Janeiro, antigo Edifício Canavarro. Em 2018 foi concedida in memoriam a familiares a comenda do MPRJ "Medalha Campos Salles".
Entidade detentora
História administrativa/biografia
Nasceu em São Gonçalo/RJ, ingressou no Ministério Público fluminense, em 1974. Exercia o cargo de promotor de justiça quando eleito procurador-geral. Além das duas gestões consecutivas, assumiu pela terceira vez a chefia do MPRJ, interinamente, por dois meses em outubro de 2010 como decano do Colégio de Procuradores. Foi também presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ) no biênio 1984-1986. A Resolução PGJ nº 2.161/2017 denominou "Edifício Procurador-Geral de Justiça Carlos Antônio da Silva Navega" o imóvel do MPRJ localizado à Av. Marechal Câmara, 350, contíguo ao Edifício-sede.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
O CDM possui este documento apenas em âmbito digital.