
Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 2021 (Creation)
Level of description
Subseries
Extent and medium
Gênero: Textual;
Suporte: Papel A4.
Context area
Archival history
Ib Teixeira (1939-2017)
Natural do Rio de Janeiro, foi jornalista assinando a coluna “Esse Rio Aflito” no periódico Última Hora (1959-1962). Elegeu-se Deputado Estadual da Guanabara (PTB) em 1962 como oposição ao governo Chagas Freitas. Destacou-se na condução, como Vice-Presidente, da rumorosa CPI sobre a operação “Mata-Mendigos”. Cassado em 1964, buscou exílio no Chile, onde permaneceu até 1974, com passagem pela CEPAL. De volta ao Brasil, trabalhou na Revista Manchete e foi redator e pesquisador da Revista Conjuntura Econômica editada pela FGV/RJ, com análises sobre economia e violência urbana. Faleceu em 2017.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
O documento destaque da presente edição evidencia a atuação do Ministério Público em uma situação delicada configurada nos primeiros dias da ditadura.
O processo administrativo 05/1035/1964 instaurado na Secretaria de Governo do Estado da Guanabara revela o drama vivido por Ib Teixeira, jornalista e ex-deputado guanabarino, que teve os direitos políticos cassados pelo Ato Institucional nº 01 de 1964. O pedido de asilo político foi acolhido pelo Chile, mas obstaculizado pelas autoridades governamentais sob a alegação de crimes contra a ordem política e social (Lei nº 1.802/1953), e a Lei de Imprensa (art. 9º, G, Lei nº 2.083/1953). Ib Teixeira, em sua prática jornalística e legislativa, era opositor ao Governador Carlos Lacerda (1960-1965) e é referenciado na documentação como “agitador comunista”. Os desdobramentos postulavam pela sua prisão preventiva e extradição.
Em um contexto de forte comoção e pressão política quanto à interpretação e aplicação da Lei, o Ministério Público, titular da Ação Penal, posicionou-se por meio do Procurador-Geral de Justiça João Baptista Cordeiro Guerra pelas condições de procedibilidade nos crimes de imprensa em que o ofendido fosse o Governador do Estado (Art. 29, §§1º e 2º, Lei nº 2.083/1953). O procedimento apresenta lacunas, mas há indícios de que o processo criminal não apresentava todos os elementos para prosperar, prescindindo da representação da autoridade pública por seu representante legal, no caso, o Procurador-Geral do Estado. Como não foi apresentada, e considerada indispensável, o procedimento administrativo não seguiu adiante, sendo arquivado no Ministério Público. Ib Teixeira viveu no Chile na condição de exilado político por onze anos, retornando após ao Brasil por interesse próprio.
Desse modo, não obstante o clima de instabilidade, arbitrariedades, e dissensões internas, a instituição manteve o papel de guardião da lei, sua função primordial.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Para ter acesso presencialmente aos documentos, é necessário agendamento prévio por meio dos canais de comunicação especificados no link: https://atom.mprj.mp.br/index.php/centro-de-mem-ria-procurador-de-justi-a-jo-o-marcello-de-ara-jo
Conditions governing reproduction
Mediante autorização prévia pela equipe do Centro de Memória.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
O documento está fragilizado e com rachaduras.
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Os documentos originais estão localizados na Gerência de Arquivo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
2021
Sources
CONJULTURA ECONÔMICA. Especial Fernando Herique Cardoso, [s.i], p. 03-08, dez. 1997. Foto: Almir Veigar.