Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 2024 (Creation)
Level of description
Subseries
Extent and medium
Gênero: Iconográfico;
Suporte: Digital.
Context area
Archival history
Natural do Rio de Janeiro/RJ, Nancy Mendes de Aragão nasceu em 1925. Era graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense e em Letras pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ.
Com uma mente inquieta e espírito independente, lançou-se cedo no mercado de trabalho. Exerceu atividades de Assessora junto ao Conselho Nacional de Águas e Energia (1943-1945) e à Procuradoria da República do Estado da Guanabara (1945-1947). Também foi Escrevente no Ministério da Justiça e Negócios Interiores (1959-1961) e Auxiliar Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara (1961-1977), aprovada em 2º lugar no certame público.
No período entre 1967 e 1972 dirigiu e lecionou no "Curso Preparatório Nancy Mendes de Aragão", onde dedicou-se ao preparo de alunos para concursos públicos, principalmente na área jurídica. No magistério, Dra. Nancy também foi Professora de Direito Penal nas Faculdades Integradas Estácio de Sá e na Academia de Polícia do Estado da Guanabara.
Ingressou no Ministério Público aos 52 anos, em 1977, como Promotora de Justiça no primeiro concurso do novo Estado do Rio de Janeiro após a fusão, sendo classificada em 3º lugar. Na instituição, exerceu atividades na Comarca de Sapucaia e na Vara de Execuções Penais. Foi também Diretora Assistencial na AMPERJ, em 1982.
Em sua trajetória profissional, Dra. Nancy publicou três livros acadêmicos: "Você conhece Direito Penal?", que teve várias edições entre 1972 e 1979; "O Português nos Concursos Públicos" lançado em 1978; e "Português para concursos públicos também para vestibulandos e universitários" (1990).
Após sua aposentadoria, em fevereiro de 1986, dedicou-se à literatura ficcional, uma paixão que alimentava desde a juventude. Teve contos publicados em periódicos como "Ela era mulher..." (Beira-mar, 1946) e o premiado "O Professor de História" (A Cigarra, 1947). Na fase madura, publicou os livros ficcionais "Fronteiras do Ignoto" (1987) e "Bruxas e Borboletas" (1998) e deixou como obras póstumas "República de Aquário" e "A grande imigração", os quais a família se dedica à publicação juntamente com a reedição revista de "Fronteiras do Ignoto".
Nancy Aragão faleceu em 2010, aos 85 anos.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
A Subsérie consiste em apresentar os documentos que foram recebidos do acervo pessoal dos entes queridos do homenageado e/ou aqueles associados a Nancy Mendes de Aragão.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
O programa na integra pode ser acessado pelo seguinte link: https://youtu.be/4uNC-9rrUJk?si=VDrVDBcJHgcHYoUk
Mais informações podem ser acessadas pelo link: https://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/centro-de-memoria/para-matar-a-saudade/19-edicao-nancy-mendes-de-aragao
Conditions governing reproduction
Mediante autorização prévia expressa pela equipe do Centro de Memória.
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Alternative identifier(s)
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2024