Subseries 16 - 16ª Edição: Procurador de Justiça Ekel Luiz Sérvio de Souza

Fotografia do julgamento da chacina da Candelária. Fotografia de Ekel Luiz Sérvio de Souza durante o aniversário de Mariana Vieira de Souza Fotografia de Ekel Luiz Sérvio de Souza durante o primeiro júri de Mariana Vieira de Souza Fotografia de Ekel Luiz Sérvio de Souza e Rosilene Santos de Souza durante formatura de Mariana V... Fotografia de Ekel Luiz Sérvio de Souza durante o aniversário de Mariana Vieira de Souza Fotografia de Ekel Luiz Sérvio de Souza durante a cerimônia de entrega da carteira da OAB à Maria... Fotografia do Ekel Luiz Sérvio de Souza e Karine Lima durante a promoção de Nelma Gloria Trindade...

Identity area

Reference code

BR RJCDMMPRJ CDM-01-03-16

Title

16ª Edição: Procurador de Justiça Ekel Luiz Sérvio de Souza

Date(s)

  • 2024 (Creation)

Level of description

Subseries

Extent and medium

Gênero: Iconográfico;
Suporte: Digital.

Context area

Archival history

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Ekel Luiz Sérvio de Souza graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG) em 1963. Ingressou no Ministério Público como Promotor de Justiça no antigo Estado do Rio de Janeiro por meio de concurso em 1972. Participou de novo certame para a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Guanabara e foi nomeado Defensor Público em 1974.

Fez parte do Conselho Deliberativo da AMPERJ durante o biênio 1980-1982 e foi um dos membros que assinaram o memorial enviado ao Procurador-Geral de Justiça Nelson Pecegueiro do Amaral (1980-1981) denunciando a grave crise na instituição que deu início à Vigília Institucional. No mesmo período, Dr. Ekel defendeu a necessidade de o Ministério Público ter maiores condições de investigar a polícia, ocasião em que denunciou o envolvimento da alta cúpula da Secretaria de Segurança estadual com o jogo do bicho.

Entre 1979 e 1981 atuou junto ao 3º e ao 4º Tribunal do Júri da Capital. Dr. Ekel tinha uma personalidade forte e grande sensibilidade social e política. Chegou a candidatar-se a Deputado Estadual pelo Partido Democrático Social (PDS), em 1982; e a Vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1988 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). No período entre 1986 a 1987 foi Diretor-Presidente da Fundação Escola de Serviços Públicos (FESP), atual CEPERJ.

Após sua aposentadoria, em maio de 1989, continuou advogando em escritório próprio, e em 2002 foi agraciado com a Medalha Campos Salles. Faleceu um ano depois, aos 69 anos de idade.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

A Subsérie consiste em apresentar os documentos que foram recebidos do acervo pessoal dos entes queridos da homenageada e/ou aqueles associados a Ekel Luiz Sérvio de Souza.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

O programa na integra pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=NpM7QMgvSO0

Mais informações podem ser acessadas pelo link: https://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/centro-de-memoria/para-matar-a-saudade/16-edicao-ekel-luiz-servio-de-souza

Conditions governing reproduction

Mediante autorização prévia expressa pela equipe do Centro de Memória.

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2024

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places