Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2001 (Produção)
Nível de descrição
Item Documental
Dimensão e suporte
Gênero: Bibliográfico;
Suporte: Papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História biográfica
Nome do produtor
História biográfica
Marija Yrneh Rodrigues de Moura nasceu em Porto Alegre/RS. Diplomada em música-piano pelo Conservatório Brasileiro de Música em 1957, Marija graduou-se em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ, em 1964. Ingressou no Ministério Público em 1971, com a posse como Defensora Pública do Estado da Guanabara. Dra. Marija Yrneh foi diretora administrativa da AMPERJ no biênio 1978-1980 e integrou o Conselho Consultivo da associação entre 1986-1988. Na CAMPERJ é reconhecida como uma das sócias fundadoras da entidade, constituída em 1981. Em 1981 foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça, onde passou a atuar diretamente na esfera administrativa institucional. Entre 1988 e 1991 atuou como Subcorregedora de Justiça e em 1993 foi nomeada Corregedora-Geral do MPRJ (01/02/1993-19/03/1995), sendo a primeira mulher na instituição a ocupar o cargo. Dra. Marija também atuou como Subprocuradora-geral de Justiça entre 2005 e 2009. Aposentou-se em 2009.
Entidade detentora
História administrativa/biografia
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Revista de informação, "MP em ação", Ano 2, nº6, maio/2001. A publicação destaca os seguintes assuntos: inauguração da Capela Ecumênica, no Dia Nacional do Ministério Público, localizada no 4º andar do edifício sede; assinatura dos convênios com a Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF e a Universidade Federal Fluminense - UFF, para intercâmbio de recursos humanos e cooperação cientifica; novas instalações para as Curadorias de Fazenda Pública da Capital; inauguração do Posto de Policiamento do Batalhão Florestal e de Meio Ambiente da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; eleição do Procurador Geral de Justiça para o biênio 2001/2003; aquisição do imóvel localizado no 11º andar da Avenida Nilo Peçanha, nº 12; criação da Coordenadoria de Investigações eletrônicas - CIE; transcrição de 10 enunciados referentes as questões práticas sobre União Estável, discutidas no I Fórum Permanente de Direito de Família; solenidade de posse de Dalva Pieri Nunes como Corregedora-Geral do Ministério Público; Inauguração do calendário de eventos da Fundação Escola do Ministério Público - FEMPERJ para o ano de 2001; recondução de José Muinõs Piñeiro Filho ao cargo de Procurador Geral de Justiça; posse do novo Conselho Superior do Ministério Público para o biênio 2001/2003; e entrega do Colar do Mérito do Ministério Público.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Para ter acesso ao documento, é necessário agendamento prévio por meio dos canais de comunicação especificados no link: https://atom.mprj.mp.br/index.php/centro-de-mem-ria-procurador-de-justi-a-jo-o-marcello-de-ara-jo
Condiçoes de reprodução
Em conformidade com a Lei de Direito Autoral (Lei 9.610 de 16 de fevereiro de 1998), no que se refere a obras que não estão em domínio público, a utilização é de responsabilidade exclusiva do usuário e para fins de reprodução o mesmo terá de obter autorização expressa dos detentores dos direitos, ou pela forma estabelecida na referida lei.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Instrumento de pesquisa gerado
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
O documento se encontra em bom estado de conservação.