Bem-vindo

O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior é o setor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro responsável pela pesquisa documental, guarda do patrimônio museológico, preservação da memória e difusão de informações de caráter histórico.

Em 2017 iniciamos a primeira fase do projeto Centro de Memória: Há algo novo.

Com objetivo de dar visibilidade às atividades ministeriais atuais e de outrora, e acentuando o papel do MPRJ de eficiente guardião dos direitos e garantias do cidadão, desenvolvemos o projeto PERSONALIDADES DO MPRJ e a elaboração da página do Centro de Memória no site do MPRJ. Estreitamos também o relacionamento da instituição com as atividades de Centros de Memória ministeriais de diferentes estados da Federação. Por fim, buscamos a aproximação junto à sociedade civil organizada e entidades públicas integrando o Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público (PLANAME) instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Esta é a página padrão para o AtoM.

AtoM é um aplicativo de descrição arquivística integralmente voltado para web e baseado em Conselho Internacional de Arquivos (CIA) normas. AtoM é um acrônimo para Access to Memory [Acesso à Memória].

O CIA e seus colaboradores neste projeto estão disponibilizando este aplicativo como software de fonte aberta para prestar apoio a entidades custodiadoras como uma opção gratuita e de fácil uso para colocar seus acervos arquivísticos online. Veja about page para saber mais sobre o projeto AtoM.