Subsérie 06 - 6ª Edição: Arnoldo Wald: O Mais Jovem Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro

Cartaz da 6ª Edição do Projeto Personalidades do MPRJ Fotografia da apresentação do Procurador-Geral de Justiça José Eduardo Ciotola Gussem Fotografia do Procurador-Geral de Justiça José Eduardo Ciotola Gussem cumprimentando o entrevista... Fotografia do entrevistado Arnoldo Wald Fotografia da plateia acompanhando a entrevista Fotografia de integrantes da plateia Fotografia da plateia e da equipe de apoio técnico Fotografia da 6ª Edição do Projeto Personalidades do MPRJ Fotografia de um bate papo ao término da Edição Fotografia do entrevistado Arnoldo Wald conversando com integrantes da plateia Artigo de Arnoldo Wald intitulado Ministério Público há meio século (Algumas lembranças de outra ...

Zona de identificação

Código de referência

BR BR RJCDMMPRJ CDM-01-01-06

Título

6ª Edição: Arnoldo Wald: O Mais Jovem Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro

Data(s)

  • 01/10/2018 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão, gênero e suporte

Gênero: Iconográfico e Textual;
Suporte: Digital.

Zona do contexto

História administrativa/biográfica

Aos 33 anos de idade, Arnoldo Wald foi convidado pelo governador Negrão de Lima para o então cargo de Procurador-Geral da Justiça do Estado da Guanabara em 1966. A época era advogado, procurador do estado concursado, jurista e professor da faculdade Nacional de Direito e da Universidade do Estado da Guanabara.

"Jovem e moderno", seu programa de gestão apresentava como principais medidas: a realização de concurso para provimento de cargos, a elaboração de um novo Código do Ministério Público, e estabelecer condições materiais pela maior autonomia institucional especialmente no tocante às instalações. Foi assim que naquele mesmo ano ele adquiriu a primeira sede da Procuradoria-Geral de Justiça com dois andares na Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro. Desde a institucionalização em 1891, o Ministério Público não tinha "casa própria".

Implementou também a política de democratização participativa na instituição com a realização de reuniões com todos os segmentos da carreira: defensores públicos, promotores, curadores e procuradores, mobilizando a classe para pensar em conjunto as questões internas e os compromissos com a sociedade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A Subsérie consiste em apresentar os documentos que foram recebidos do acervo pessoal do(s) entrevistado(s) e os que foram pesquisados para compor a temática de produção e filmagem desta edição, além daqueles produzidos durante a realização do programa de entrevista com Arnoldo Wald.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Mais informações sobre o programa podem ser visualizadas a partir do portal do Centro de Memória pelo seguinte link: http://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/centro-de-memoria/personalidades-do-mprj/6-edicao-arnoldo-wald-o-mais-jovem-procurador-geral-de-justica-do-rio-de-janeiro.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2020

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados