Subsérie 01 - 1ª Edição: Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense

Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense

Zona de identificação

Código de referência

BR RJCDMMPRJ CDM-03-02-01-01

Título

1ª Edição: Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense

Data(s)

  • 2021 (Produção)

Nível de descrição

Subsérie

Dimensão e suporte

Gênero: Bibliográfico;
Suporte: Digital.

Zona do contexto

História administrativa/biografia

O primeiro a fazer parte do projeto História em Destaque é o livro “Um Olhar Sobre o Ministério Público Fluminense”, escrito pelo defensor público aposentado Célio Erthal Rocha. A obra descreve o período entre 1966 e 1980, no qual o autor integrou o Ministério Público do antigo Estado do Rio como defensor, exercendo o cargo de assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em quatro gestões distintas. O acervo pessoal de Célio Erthal é riquíssimo, composto por documentos oficiais, matérias jornalísticas, cartas, depoimentos e fotos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A obra descreve o período entre 1966 a 1980 no qual o autor integrou o Ministério Público do antigo Estado do Rio como Defensor Público, quando a Assistência Judiciária compunha o quadro da instituição. Também Jornalista, exerceu o cargo de Assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em quatro gestões distintas.
Dr. Célio Erthal Rocha acompanhou de perto a dinâmica de homens e mulheres em um período que concentra alguns eventos determinantes para o crescimento e o fortalecimento da instituição no cenário local e brasileiro. Em destaque: a fusão do antigo Estado da Guanabara e do antigo Estado do Rio; a Vigília Institucional; e diversos encontros e congressos regionais e nacionais, com destaque para a participação de entidades de classe e o profícuo diálogo com outros Estados. Sem dúvida, um olhar privilegiado sobre uma etapa repleta de conflitos e embates, mas também de conquistas.
"Relembrando os efeitos da Fusão dos Estados GB/RJ, o atual Desembargador Antônio José Azevedo Pinto, que durante mais de 25 anos militou no MP, chegando a Procurador de Justiça e mais tarde a Desembargador, declarou que no dia 14 de março de 1975 era o 11º na relação para promoção a Procurador por antiguidade. Dois dias depois, em 16 de março, viu-se deslocado para o 142º lugar". (p. 273)
O livro apresenta também comentários de Promotores (as) e Procuradores (as) de Justiça do MPRJ na contemporaneidade sobre o período, além de perfis e trajetórias profissionais e situações pitorescas enriquecendo ainda mais a narrativa. A segunda edição, lançada em 2015, foi prefaciada pelo Procurador-Geral de Justiça Luciano Oliveira Mattos de Souza, à época Presidente da AMPERJ (2013-2018).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização prévia pela equipe do Centro de Memória.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Outros documentos referentes ao desembargador Célio Erthal Rocha podem ser acessados pelo link: https://atom.mprj.mp.br/index.php/fundo-c-lio-erthal-rocha

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

2021

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados