Luiz Fabião Guasque

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Luiz Fabião Guasque

Equivalent terms

Luiz Fabião Guasque

Associated terms

Luiz Fabião Guasque

9 Archival description results for Luiz Fabião Guasque

9 results directly related Exclude narrower terms

16ª Edição: Promotoria de Fundações: O Protagonismo do MP

A Subsérie consiste em apresentar os documentos que foram recebidos do acervo pessoal dos entrevistados, os que foram pesquisados para compor a temática de produção e filmagem desta edição e os produzidos durante a realização do programa de entrevista com Sergio de Andrea Ferreira, Dolores Maria Ferreira, Lincoln Antônio de Castro e Luiz Fabião Guasque.

Fotografia do Procurador de Justiça Luiz Fabião Guasque no evento "O Ministério Público e o Controle da Legalidade dos Atos do Estado"

Fotografia do Procurador de Justiça Luiz Fabião Guasque durante o evento intitulado "O Ministério Público e o Controle da Legalidade dos Atos do Estado", realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 1998, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Fotografia do Procurador de Justiça Luiz Fabião Guasque ao lado do Procurador de Justiça Hugo Jerke

Fotografia do Procurador de Justiça Luiz Fabião Guasque (à esquerda) e do Procurador de Justiça Hugo Jerke (à direita) durante a Assembleia Geral do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil. Realizado nos dias 4 e 5 de dezembro de 2003, no Rio de Janeiro.

17ª Edição: O sonho da “casa” própria

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), apresenta na 17ª edição do projeto “História em Destaque” a medalha comemorativa da inauguração do Edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em 1997. O objeto documental foi emprestado ao Centro de Memória pelo Procurador de Justiça Luiz Fabião Guasque.
Para remontarmos à importância da aquisição do prédio-sede do MPRJ, faz-se necessário adentrarmos na própria história do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1891, com a promulgação da Carta Constitucional, passaram a coexistir o Distrito Federal (atual município do Rio de Janeiro), mantendo o status e a estrutura utilizados desde a Corte Imperial, e o Estado do Rio de Janeiro (capital Niterói). Dentro desse cenário existiam “dois Ministérios Públicos”, denominados Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (1891-1975) e Ministério Público do Distrito Federal (1891-1960), cada um inserido na esfera Judiciária equivalente.
Com a transferência da capital para Brasília, o Ministério Público do Distrito Federal passou a ser denominado Ministério Público do Estado da Guanabara (1960), tendo perdurado até a fusão dos Estados, em 1975, que ocasionou a junção dos dois MPs no atual MPRJ.
Durante grande parte desse período, a sede administrativa do MPRJ resumia-se a salas cedidas pelo Poder Judiciário. A primeira sede própria foi adquirida em 1966 e consistia em dois andares em um prédio da Av. Nilo Peçanha nº 12, Centro. Sendo assim, desde a institucionalização, o Parquet nunca teve um prédio exclusivamente seu. Tratava-se de uma demanda antiga dos membros e inerente ao crescimento institucional. Com o incremento das atribuições do Ministério Público instituídas pela Constituição de 1988, tornou-se inevitável a ampliação da estrutura administrativa e a aquisição de mais locais de trabalho.
Assim, em 1992, foram iniciadas as tratativas com o Governo Federal para obtenção do prédio do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica e da Previdência Social, construído durante a década de 1940 na Av. Marechal Câmara, nº 370, Castelo. Apenas em 1994 o MPRJ conseguiu a cessão do edifício, tendo sido necessária a execução de uma ampla obra de reforma no local.
Com a finalização da reforma, no dia 12 de dezembro de 1997, o Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça foi inaugurado. A medalha comemorativa, destaque desta edição, foi cunhada como lembrança do importante evento. Remonta à conquista de um antigo anseio institucional: um lugar adequado para exercer a Justiça.
A medalha, de tonalidade dourada, possui em sua parte frontal uma imagem do Edifício-Sede do MPRJ, sendo ladeada pelo texto “ Ministério Público Estado do Rio de Janeiro”. Em seu verso está o brasão da instituição e o ano de inauguração do edifício, 1997.
Dr. Luiz Fabião Guasque recebeu a medalha das mãos do Dr. Hamilton Carvalhido, então Procurador-Geral de Justiça. À época, exercia o cargo de Diretor-Executivo da Fundação Escola do Ministério Público (FEMPERJ).

Fotografia do Órgão Especial do MPRJ, biênio 2003-2005

Fotografia do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, biênio 2003-2005.
De pé, da esquerda para a direita: os Procuradores de Justiça José Augusto Guimarães, Cezar Romero de Oliveira Soares, Renato Pereira França, Pedro Moreira Alves de Brito, Sérgio Roberto Ulhôa Pimentel, Marfan Martins Vieira (Presidente), Antonio Carlos da Graça de Mesquita (Corregedor-Geral), Pedro Elias Erthal Sanglard, Adolfo Borges Filho, Carlos Antônio da Silva Navega, Celso Fernando de Barros, João Baptista Lopes de Assis Filho e Luiz Fabião Guasque.
Sentados, da esquerda para a direita: os Procuradores de Justiça Elaine Costa da Silva, Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, Fátima Maria Ferreira Melo, Marija Yrneh Rodrigues de Moura, Vera de Souza Leite, Evangelina Fontelas Rosado Spinelli, Paolina Leone Candia Hryniewicz, Márcia Alvares Pires Rodrigues e Virgílio Augusto da Costa Val.

Fotografia do Conselho Superior do MPRJ, biênio 2011-2013

Fotografia do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, biênio 2011-2013.
De pé, da esquerda para a direita: os Procuradores de Justiça Dennis Aceti Brasil Ferreira, Luiz Fabião Guasque, Orlando Carlos Neves Belém, Sérgio Roberto Ulhôa Pimentel e Guilherme Eugênio de Vasconcellos.
Sentados, da esquerda para a direita: os Procuradores de Justiça Denise Muniz de Tarin, Dirce Ribeiro de Abreu, Cláudio Soares Lopes (Presidente), Maria Cristina Menezes de Azevedo (Corregedora-Geral) e Cristina Medeiros da Fonseca.