Schuler, Guilherme Mattos de

Original Documento Digital not accessible

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa singular

Forma autorizada do nome

Schuler, Guilherme Mattos de

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

11/03/1972

Biografia

Foi Ouvidor do MPRJ no período de 26/01/2005 a 31/01/2007. Natural de Niterói/RJ, Guilherme Mattos de Schueler formou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes e ingressou no MPRJ em 1997. Detém a titularidade da 2ª Promotoria de Investigação Penal de Madureira e Jacarepaguá do Núcleo Rio de Janeiro, da qual está afastado desde janeiro de 2025 para exercer o cargo de Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça.
Primeiro Ouvidor do MPRJ, participou do processo de implantação do órgão criado pela Resolução GPGJ nº 1.280 de 17/01/2005. Como na época havia poucas ouvidorias, o Disque Denúncia foi uma das referências sobre como estruturar o atendimento na instituição. Por ocasião da inauguração oficial, em 11/05/2005, foram cedidos funcionários daquela entidade que também auxiliaram na formação de novos atendentes. Dr. Schueler implementou o sistema de registro de ocorrências incorporando os Centros de Apoio Operacionais (CAOs) à dinâmica de resolução das denúncias. Aquelas relacionadas a sequestros e a violências que pudessem caracterizar “flagrantes”, eram encaminhadas para a Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ (CSI). Constituíam formas de conferir efetividade às denúncias recebidas. Nos primeiros meses, a Ouvidoria recebeu cerca de 2.500 registros, com uma média de 200 ligações ao dia.
Entre outras funções desempenhadas no MPRJ, destacam-se a de Coordenador de Movimentação dos Promotores de Justiça (2007-2008, 2009-2013) e a de Coordenador do Grupo Temático Temporário (GTT) Fiscalização em Repartições Policiais, Civis e Militares, Perícia Técnica e Científica e Estabelecimentos de Custódia (2023-2024).

Locais

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados