Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Pianezzola, Gianfilippo de Miranda
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
14/10/1967
Biografia
Dr. Gianfilippo Pianezzola foi Ouvidor do MPRJ no período entre 17/01/2009 e 23/01/2013. Natural do Rio de Janeiro, graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Defensor Público por alguns meses antes de ser aprovado no concurso para Promotor Público em 1994.
Com passagens por promotorias de justiça junto a varas criminais (1997-2005), respondeu interinamente pelo expediente da Ouvidoria no primeiro mês de seu funcionamento. Além de Ouvidor, destacam-se as seguintes as funções desempenhadas na administração superior do MPRJ: Assessor da Assessoria de Fiscalização das Entidades do Terceiro Setor (2005-2009, 2009-2013); responsável pelo expediente da Coordenadoria de Direitos Humanos (2005-2009); e Coordenador do 7º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (2006-2009).
Promovido a Procurador de Justiça em 2019, foi eleito membro titular do Órgão Especial do Colégio dos Procuradores do MPRJ pelos biênios 2023-2025 e 2025-2027. Atualmente detém a titularidade da 2ª Procuradoria de Justiça junto à 1ª Câmara de Direito Público.
Enquanto as duas primeiras gestões da Ouvidoria estavam voltadas para a estruturação e a apresentação do serviço como “porta de entrada do Ministério Público”, trazendo a sociedade para a instituição, a terceira gestão foi caracterizada por levar o Parquet à sociedade. A gestão do Dr. Gianfilippo Pianezzola adquiriu o ônibus para o projeto “Ouvidoria Itinerante”, promoveu a realização de várias campanhas em comunidades e áreas de grande vulnerabilidade social e uma ampla divulgação nas mídias da época. Desde a inauguração do órgão até 2013 foram realizadas 200.000 denúncias, das quais 145.000 na gestão do Dr. Gianfilippo, demonstrando o retorno daquelas ações. Ocorreu um grande investimento em cursos de formação e aprimoramento dos funcionários. Houve também incentivos a todos aqueles que contribuíam com o trabalho da Ouvidoria, abarcando terceirizados, servidores, autoridades internas e externas, como a criação da “Medalha da Ouvidoria” e diplomas.