Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Neves, Stênio Lutgardes
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
18/11/1924 - 25/03/2018
Biografia
Stênio Lutgardes Neves nasceu no Rio de Janeiro/RJ. Graduou em Direito pela Faculdade do Distrito Federal em 1957, e no ano seguinte ingressou no Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro no cargo de Substituto de Promotor de Justiça. Em 1963, se efetivou na instituição por meio de concurso público, tornando-se Promotor de Justiça Substituto, com lotação na 1ª região, que compreendia os municípios de Barra Mansa, Resende, Angra dos Reis, Rio Claro e Paraty. Em 1983, Dr. Stênio Lutgardes Neves aposentou-se. Em reconhecimento ao seu intenso trabalho prestado à instituição, foi publicado pela Revista do Ministério Público uma nota em sua homenagem. Na nota, destaca-se o trabalho prestado pelo Dr. Stênio em júris populares e o seu conhecimento técnico. Mesmo aposentado, Dr. Stênio manteve-se atuante dentro do MP. Integrou o Conselho Deliberativo da AMPERJ entre 1986 e 1990 e mais tarde o Conselho Consultivo, de 2007 a 2008 e o Conselho Fiscal, de 2009 a 2014.
Em virtude do vigoroso e combativo trabalho prestado, recebeu a Medalha Campos Salles (2002), concedida aos membros aposentados, que somam mais de 20 anos de exercício da carreira e que tenham contribuído para o engrandecimento do Ministério Público. Dr. Stênio também recebeu outras condecorações como a Medalha do Mérito da AMPERJ (2004) e o Colar do Mérito do Ministério Público (2005).
Stênio Lutgardes Neves faleceu aos 93 anos de idade. Em dezembro do mesmo ano foi homenageado com a criação do Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves, um espaço onde ocorrem as exposições do Centro de Memória/MPRJ.