
Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Mendes, João Batista Petersen
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
24/06/1948 - 29/03/1998
Biografia
Natural de Cambuci/RJ, Dr. Petersen graduou-se em Direito pela UFF em 1971. Ingressou no MP do antigo Estado do Rio em 1974, sendo a primeira lotação em São Fidélis, com passagens também por Casimiro de Abreu, Rio Bonito e Niterói. Destaca-se a atuação na Promotoria de Justiça junto à 2ª Vara Criminal de Niterói (1983-1985), onde o combate aos grupos de extermínio lhe valeu o epíteto “Promotor sem Medo”.
Foi também titular da Curadoria de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Comunitário (1986-1988), com atuações memoráveis como a autoria da Ação Civil Pública pedindo o fechamento da usina nuclear de Angra I por não ter à época um plano de emergência em caso de acidente nuclear. De forma controversa, a curadoria foi extinta por decreto do Governador Moreira Franco. Promovido a Procurador de Justiça em 1994, atuava junto à 1ª Câmara do Tribunal de Alçada Criminal quando pediu afastamento do cargo para dedicar-se à carreira política.
Morador de Niterói, foi candidato a Deputado Federal (1990) e a Vereador por duas vezes. Na primeira (1992), exerceu a suplência e, no pleito de 1996, foi um dos vereadores mais votados da cidade. Faleceu no exercício do cargo em 1998.
Em sua homenagem, foi nomeada no bairro de Camboinhas a “Praça Vereador João Batista Petersen Mendes”; e em 2008 foi instituída pela Câmara Municipal de Niterói a “Medalha Legislativa Municipal do Mérito João Batista Petersen Mendes” aos cidadãos que se destacassem na defesa das causas ecológicas e dos direitos humanos.