Lopes, Augusto Vianna

Original Digital object not accessible

Identity area

Type of entity

Person

Authorized form of name

Lopes, Augusto Vianna

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

Description area

Dates of existence

05/07/1966

History

Foi Ouvidor do MPRJ no período de 01/03/2021 a 16/01/2025. Natural de Niterói/RJ, Augusto Vianna Lopes graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1991) e, ex-Defensor Público, ingressou no MPRJ em 1994.
Especialista em Proteção de Dados pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2024) e tendo experiência como docente na cadeira de Direito Penal, em 2021, foi designado Ouvidor do MPRJ.
Enquanto Ouvidor, Augusto compôs o Gabinete de Crise do MPRJ, destinado a prestar auxílio à população de Petrópolis, vitimada nas chuvas em 2022. No mesmo ano, implementou a “Ouvidoria da Mulher”, canal de denúncia e informação para mulheres vítimas de violência, o projeto “Rede Mulher”, que disponibiliza um mapa interativo de localização dos equipamentos públicos de acolhimento e proteção às vítimas de violência doméstica, e o “Violência contra a Mulher em Dados”, um painel interativo que serve para analisar a evolução das demandas recebidas pelo MPRJ, permitindo orientar as ações da Ouvidoria.
Com foco na construção de parcerias interinstitucionais, foi Diretor de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União-CNOMP (2023/2024), além da participação em diversas ações sociais tais como: conscientização do autismo; valorização da pessoa idosa; e combate ao abuso e a exploração sexual.
Promoveu anualmente a “Semana Dialogal: Violência de Gênero e Contra a Mulher” para debater temas como a violência doméstica, e capacitação na prevenção de feminicídio. Instituiu o projeto “Ouvidoria Itinerante da Mulher”, destinada a informar e conscientizar a população sobre canais de proteção à vítima e a “Ouvidoria Itinerante Eleitoral”, no combate a crimes eleitorais.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Relationships area

Access points area

Subject access points

Place access points

Occupations

Control area

Authority record identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Maintenance notes

  • Clipboard

  • Export

  • EAC

Related subjects

Related places