Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Faria, David Francisco de
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
01/07/1964
Biografia
É Ouvidor do MPRJ desde 27/01/2025. David Francisco de Faria é natural do Rio de Janeiro/RJ. Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, é graduado em Administração de Empresas e Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Possui o Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra, e o Curso de Planejamento e Gestão Estratégicos, do Instituto COPPEAD/UFRJ.
Paralelo à função de Ouvidor, é professor adjunto na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ e Pesquisador do Grupo Moral, Direito e Estado Democrático, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.
David ingressou no MPRJ em 2003, ao longo da trajetória ministerial teve passagens por Promotorias Criminais, entre elas o Tribunal do Júri da Capital. Destacou-se também na esfera administrativa: exerceu a Coordenação do 7º Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional de Volta Redonda (2003–2005), a Assessoria da Subprocuradoria de Atribuição Originária Institucional e Judicial (2011–2013) e a Assessoria da Corregedoria-Geral do Ministério Público (2013–2018). Em 2021 assumiu a Coordenação Geral de Atuação Coletiva Especializada (2021–2025), na sequência, a Chefia de Gabinete (2022–2025). Foi agraciado com o Colar do Mérito do MPRJ em 2023.
À frente da Ouvidoria do MPRJ, conduz uma gestão marcada por iniciativas relevantes, como a expansão do projeto “Ouvidoria Itinerante” para novas regiões do estado e a parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), voltada à promoção dos direitos da comunidade surda. Implementou formulários temáticos, como o voltado às denúncias de racismo, evidenciando o papel essencial da Ouvidoria na defesa dos direitos da população, e o uso da inteligência artificial nos diversos fluxos e protocolos da Ouvidoria, com o objetivo de melhorar o serviço prestado ao público interno e externo.