Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Farias, Cezar Augusto de
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
12/10/1923 - 26/01/2015
Biografia
Natural do Rio de Janeiro, Dr. Cezar Augusto de Farias formou-se na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, atual UERJ, e foi nomeado Promotor de Justiça Substituto em 1962, sendo designado à comarca de Nova Iguaçu. Um ano depois foi promovido a Promotor de Justiça de 1ª Entrância e destinado à comarca de Angra dos Reis. Como Promotor de Justiça atuou, na década de 1960, no caso emblemático do desaparecimento/homicídio da socialite Dana de Teffé. Em 1970, presidiu a Comissão Especial de Investigação do "Esquadrão da Morte", outro caso de grande repercussão à época.
No âmbito institucional, integrou a direção da Associação do Ministério Público Fluminense no biênio 1969-1971, foi Suplente do 1º Conselho Superior do Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro em 1972, e foi nomeado Subprocurador-Geral, em 1980, já no Ministério Público do novo estado do Rio de Janeiro. Em 1982, candidatou-se a Procurador-Geral, em eleição organizada pela AMPERJ, mas não recebeu votos suficientes para integrar a lista tríplice.
Aposentou-se em 1991, sendo agraciado dez anos depois com o Colar do Mérito do Ministério Público, em reconhecimento à sua grande contribuição à instituição durante seus 28 anos de atividade. Dr. Cezar Augusto de Farias faleceu aos 91 anos.