Identity area
Type of entity
Person
Authorized form of name
Rocha, Célio Erthal
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
06/05/1931
History
Célio Erthal Rocha, nasceu em Bom Jardim/RJ, e graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1955. Em suas atividades profissionais, atuou como jornalista no Correio Fluminense e posteriormente como repórter e jornalista radiofônico do jornal O Fluminense de Niterói (1955). Foi Promotor de Justiça Substituto das comarcas de Trajano de Moraes/RJ (1956) e de Cachoeira de Macacu/RJ (1957). Durante o mandato do governador Paulo Francisco Torres (1964-1966) foi Assessor de Comunicações do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Defensor Público (1966) e Assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Guanabara (1970). Na década de 1970 fundou o Boletim do Ministério Público e da Assistência Judiciária, órgão oficial da Procuradoria-Geral da Justiça do Rio de Janeiro.
Como Defensor Público, cargo exercido até a sua aposentadoria, atuou junto à segunda instância no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro- TJ/RJ. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói – IHGN e membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim – IHGBJ, além de fazer parte dos quadros da Academia Fluminense de Letras – AFL, ocupante da cadeira n.º 27, patronímica do poeta fluminense Luíz Pistarini. É autor de diversos artigos, crônicas e livros publicados, entre eles, Jornalismo, Política e outras Paragens e Um Olhar sobre o Ministério Público Fluminense.
Foi homenageado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, na comemoração dos 60 anos de sua criação. Detentor da Medalha do Mérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ, do Colar do Mérito do Ministério Público do Estado Rio de Janeiro – MPRJ, além de possuir outros títulos e moções.